Resumo:
Ao longo da última década, a Educação Bilíngue (Libras/Português) tem expandido seu
debate para outras áreas, desenvolvendo projetos interdisciplinares e integrando outros
campos de conhecimento como Design Contextual, Tecnologias da Informação, Tradução de
materiais impressos em língua escrita para o meio digital em língua gestual, sempre com
intuito de promover acessibilidade na oferta de produtos e serviços para Surdos nos meios
digitais. As Tecnologias de Comunicação e Informação têm se demonstrado poderosas
ferramentas para a democratização do ensino e aprendizagem, pois possibilitam uma oferta
diversificada de adaptações didáticas pedagógicas, através de recursos de acessibilidade que
potencializam o desenvolvimento cognitivo e promovem a educação digital dos sujeitos
surdos. Ao se identificar que o estudante surdo encontra uma barreira linguística na
navegação e usabilidade das ferramentas digitais do sistema acadêmico do IFSC, o presente
estudo busca, além de dar visibilidade à sua condição de acesso ao atual Manual do SIGAA
do IFSC, que emprega, de forma prioritária, instruções de uso em português escrito, dar
condições de acesso e autonomia de uso do SIGAA-Módulo Discente por estudantes surdos,
respeitando a diferença surda na forma de operar duas modalidades de língua e sua
visualidade. O embasamento teórico do estudo foi estruturado no reconhecimento de que os
recursos tecnológicos criados a partir da exploração de recursos imagéticos com
características visuais têm contribuído no processo de aquisição da linguagem do surdo, do
seu letramento visual e digital e no desenvolvimento do bilinguismo (Libras/Português). O
produto educacional desenhado para o estudo: Tutorial Bilíngue do SIGAA Módulo Discente
para Estudantes Surdos do IFSC, caracteriza-se como uma ferramenta de ensino e
aprendizagem que emprega prioritariamente vídeos guiados com instruções em Libras,
português escrito e recursos imagéticos, visando instruir didaticamente estudantes surdos no
uso do software SIGAA Módulo Discente do IFSC e melhorar a interação aluno-professor-
instituição. No processo de desenvolvimento do produto educacional, empregou-se a
abordagem do design contextual, em virtude de ser uma abordagem estruturada para a coleta
de dados, e de informações de um estudo de caso etnográfico de natureza aplicada, que
permite centrar a abordagem do design no usuário e, assim, atender melhor as especificidades
dos estudantes surdos. A observação participante teve como locus o Câmpus Palhoça
Bilíngue/IFSC, e a participação de 03 servidores da Secretaria e Registro Acadêmico, de 05
tradutores e intérpretes e de 12 estudantes surdos vinculados ao Curso Técnico Integrado em
Comunicação Visual. Os dados foram gerados por meio de entrevista semiestruturada com os
servidores do câmpus, de 3 oficinas desenvolvidas com os estudantes surdos, de 3
questionários avaliativos das oficinas e de registros em diário de campo. O produto
educacional foi implementado com os estudantes surdos participantes e sua avaliação mostrou
que, após a intervenção, os participantes conseguiram acessar e usar as funcionalidades
customizadas do SIGAA Módulo Discente de forma autônoma, validando o produto
desenhado para a pesquisa. A avaliação do produto também sugere que a interação digital
pode permitir o desenvolvimento de uma comunicação acessível e integrada entre professor-
aluno-instituição, qualificando a prática e a educação digital e social do sujeito surdo. A partir
dos resultados deste estudo observamos que: i) se observados os critérios de acessibilidade
digital, ii) se realizado um planejamento para atender as especificidades do público surdo, e
iii) se empregada a comunicação informacional por meio da Libras, fazendo associação da
informação com o uso de recursos imagéticos, é possível promover acessibilidade digital em
ambientes de aprendizagem virtual e desenvolver qualquer outro produto educacional para
estudantes surdos. Por fim, alerta-se para a necessidade de expandir o produto educacional
para outras funcionalidades do sistema acadêmico, assim como a população estudada, visando
ampliar os resultados aqui descritos.