Repositório Institucional

A ANÁLISE DA ATIVIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Allain, Olivier
dc.contributor.author GAIOSKI, LUCIANE JOCH
dc.date.accessioned 2021-02-10T15:33:57Z
dc.date.available 2021-02-10T15:33:57Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1794
dc.description.abstract Esta dissertação trata da análise da atividade como estratégia de ensino. Consta de referencial teórico e análise bibliográfica sobre a temática de educação, trabalho e ergonomia e sobre a utilização da didática profissional como metodologia de ensino. Apresenta o trabalho como prática educativa, passa pela reflexão da formação profissional com o mundo do trabalho, enfatizando a inteligência envolvida no trabalhar, apresenta a didática profissional e a análise da atividade do trabalho e da formação como alternativas dessa integração do ensino com a realidade do trabalho. Busca-se enfatizar a necessidade da aplicação de metodologias que tratem efetivamente do trabalho, como forma de potencializar o ensino. Também reafirmar o trabalho como princípio educativo dentro das normativas e destacar o aspecto transformador dele na integração do aluno. Como resultado, tivemos a execução de um produto educacional, sob a forma de um Guia de aplicação da análise da atividade no curso técnico de segurança do trabalho e em cursos diversos técnicos, de graduação e pós-graduação. O produto foi avaliado em dois questionários, sendo o primeiro por 43 docentes de disciplinas técnicas do curso técnico em segurança do trabalho e o segundo por 44 docentes de disciplinas e cursos diversos técnicos, de graduação e pós graduação, tendo uma avaliação global dos 87 docentes bastante positiva, conforme análise dos dados apresentados na pesquisa, apontando para a aplicabilidade e viabilidade do Guia e da Estratégia da Análise da Atividade, tanto nos cursos técnicos em segurança do trabalho quanto em outros cursos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação profissional pt_BR
dc.subject EPT pt_BR
dc.subject Didática Profissional pt_BR
dc.subject Trabalho pt_BR
dc.title A ANÁLISE DA ATIVIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta