Resumo:
Esta dissertação trata da análise da atividade como estratégia de ensino. Consta de referencial
teórico e análise bibliográfica sobre a temática de educação, trabalho e ergonomia e sobre a
utilização da didática profissional como metodologia de ensino. Apresenta o trabalho como
prática educativa, passa pela reflexão da formação profissional com o mundo do trabalho,
enfatizando a inteligência envolvida no trabalhar, apresenta a didática profissional e a análise
da atividade do trabalho e da formação como alternativas dessa integração do ensino com a
realidade do trabalho. Busca-se enfatizar a necessidade da aplicação de metodologias que
tratem efetivamente do trabalho, como forma de potencializar o ensino. Também reafirmar o
trabalho como princípio educativo dentro das normativas e destacar o aspecto transformador
dele na integração do aluno. Como resultado, tivemos a execução de um produto educacional,
sob a forma de um Guia de aplicação da análise da atividade no curso técnico de segurança do
trabalho e em cursos diversos técnicos, de graduação e pós-graduação. O produto foi avaliado
em dois questionários, sendo o primeiro por 43 docentes de disciplinas técnicas do curso técnico
em segurança do trabalho e o segundo por 44 docentes de disciplinas e cursos diversos técnicos,
de graduação e pós graduação, tendo uma avaliação global dos 87 docentes bastante positiva,
conforme análise dos dados apresentados na pesquisa, apontando para a aplicabilidade e
viabilidade do Guia e da Estratégia da Análise da Atividade, tanto nos cursos técnicos em
segurança do trabalho quanto em outros cursos.