Repositório Institucional

Pedagogia histórico-crítica

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Mezadri, Fernando
dc.contributor.author Gress, Cristiano
dc.date.accessioned 2021-02-25T18:55:13Z
dc.date.available 2021-02-25T18:55:13Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1810
dc.description.abstract Esta pesquisa intenta evidenciar a importância da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) como ferramenta didática nas aulas de Filosofia na EEB Miguel Couto de Schroeder-SC, com vistas a promover o protagonismo juvenil através do desenvolvimento e execução de práticas direcionadas à sustentabilidade ambiental. A PHC aliada à Filosofia pretende sondar os conhecimentos prévios do estudante e confrontá-los com o conhecimento científico historicamente acumulado, a fim de que o mesmo construa um senso crítico por meio da reflexão. Para descrever e mostrar o processo analisou-se, num primeiro momento, o diário de bordo do referido projeto de iniciação científica que está estruturado nos 5 passos da PHC e, em seguida, fez-se uso de um roteiro de entrevistas semiestruturado com categorias ou temas norteadores: Filosofia, protagonismo juvenil, sustentabilidade ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica, que foi aplicado a 6 estudantes que se destacaram por seu protagonismo no já citado projeto. Os resultados obtidos por esta pesquisa, apontam para a eficácia do uso da Filosofia associada a PHC como abordagem metodológica pois através dela, o protagonismo juvenil foi fomentado através de reflexões e práticas voltadas à sustentabilidade ambiental. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Pedagogia Histórico-Crítica pt_BR
dc.subject Filosofia pt_BR
dc.subject Protagonismo Juvenil pt_BR
dc.subject Sustentabilidade Ambiental pt_BR
dc.title Pedagogia histórico-crítica pt_BR
dc.title.alternative uma proposta para as aulas de filosofia pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Pesquisa e Prática Pedagógica pt_BR
local.institution.campus gas pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta