dc.contributor.advisor |
Mezadri, Fernando |
|
dc.contributor.author |
Gress, Cristiano |
|
dc.date.accessioned |
2021-02-25T18:55:13Z |
|
dc.date.available |
2021-02-25T18:55:13Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1810 |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa intenta evidenciar a importância da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) como ferramenta didática nas aulas de Filosofia na EEB Miguel Couto de Schroeder-SC, com vistas a promover o protagonismo juvenil através do desenvolvimento e execução de práticas direcionadas à sustentabilidade ambiental. A PHC aliada à Filosofia pretende sondar os conhecimentos prévios do estudante e confrontá-los com o conhecimento científico historicamente acumulado, a fim de que o mesmo construa um senso crítico por meio da reflexão. Para descrever e mostrar o processo analisou-se, num primeiro momento, o diário de bordo do referido projeto de iniciação científica que está estruturado nos 5 passos da PHC e, em seguida, fez-se uso de um roteiro de entrevistas semiestruturado com categorias ou temas norteadores: Filosofia, protagonismo juvenil, sustentabilidade ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica, que foi aplicado a 6 estudantes que se destacaram por seu protagonismo no já citado projeto. Os resultados obtidos por esta pesquisa, apontam para a eficácia do uso da Filosofia associada a PHC como abordagem metodológica pois através dela, o protagonismo juvenil foi fomentado através de reflexões e práticas voltadas à sustentabilidade ambiental. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia Histórico-Crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Protagonismo Juvenil |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade Ambiental |
pt_BR |
dc.title |
Pedagogia histórico-crítica |
pt_BR |
dc.title.alternative |
uma proposta para as aulas de filosofia |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Pesquisa e Prática Pedagógica |
pt_BR |
local.institution.campus |
gas |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |