Resumo:
Esta pesquisa intenta evidenciar a importância da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) como ferramenta didática nas aulas de Filosofia na EEB Miguel Couto de Schroeder-SC, com vistas a promover o protagonismo juvenil através do desenvolvimento e execução de práticas direcionadas à sustentabilidade ambiental. A PHC aliada à Filosofia pretende sondar os conhecimentos prévios do estudante e confrontá-los com o conhecimento científico historicamente acumulado, a fim de que o mesmo construa um senso crítico por meio da reflexão. Para descrever e mostrar o processo analisou-se, num primeiro momento, o diário de bordo do referido projeto de iniciação científica que está estruturado nos 5 passos da PHC e, em seguida, fez-se uso de um roteiro de entrevistas semiestruturado com categorias ou temas norteadores: Filosofia, protagonismo juvenil, sustentabilidade ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica, que foi aplicado a 6 estudantes que se destacaram por seu protagonismo no já citado projeto. Os resultados obtidos por esta pesquisa, apontam para a eficácia do uso da Filosofia associada a PHC como abordagem metodológica pois através dela, o protagonismo juvenil foi fomentado através de reflexões e práticas voltadas à sustentabilidade ambiental.