dc.contributor.advisor |
Watanabe, Márcio |
|
dc.contributor.author |
Medeiros, Cristiano Moraes |
|
dc.date.accessioned |
2021-02-25T19:07:11Z |
|
dc.date.available |
2021-02-25T19:07:11Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1811 |
|
dc.description.abstract |
O uso de dispositivos tecnológicos como ferramenta didático-pedagógica no processo de
ensino-aprendizagem nos levam a refletir sobre as transformações que estão
acontecendo na educação, assim como o surgimento de novas tecnologias em nosso
cotidiano. O grande desafio encontrado neste estudo foi a dificuldade que parte do corpo
docente da Rede Municipal de Ensino de Gaspar possui de incorporar em suas aulas a
utilização adequada das tecnologias e mídias digitais como recurso didático-pedagógico,
contexto este que foi potencializado devido aos impactos da pandemia do novo
Coronavírus (COVID19). O presente estudo visou através de uma pesquisa ação,
confirmar ou refutar a hipótese inicial de que uma parte considerável dos professores da
Rede Municipal de Ensino de Gaspar não utilizava tecnologias e mídias digitais em sua
prática docente. Hipóteses complementares, apontaram também que parte destes
docentes não receberam formação adequada sobre TICs (Tecnologias da Informação e
Comunicação) em suas graduações. Partindo desta direção, iniciou-se levantamento de
dados na unidade E.E.B. Zenaide Schmitt Costa com objetivo de determinar quais fatores
foram responsáveis pela falta de interesse de parte dos professores na utilização de
tecnologias e mídias digitais em sala de aula. Após a obtenção dos dados, que foram
analisados na forma qualitativa, foi aplicada uma intervenção prática no sentido de
fomentar a utilização das tecnologias na prática docente através de capacitações a cerca
de como inserir metodologias ativas em sala de aula, utilizando a Plataforma Google For
Education. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.title |
A utilização das tecnologias e mídias digitais em sala de aula e seus paradigmas na rede municipal de ensino de Gaspar |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Pesquisa e Prática Pedagógica |
pt_BR |
local.institution.campus |
gas |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |