Repositório Institucional

A utilização das tecnologias e mídias digitais em sala de aula e seus paradigmas na rede municipal de ensino de Gaspar

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Watanabe, Márcio
dc.contributor.author Medeiros, Cristiano Moraes
dc.date.accessioned 2021-02-25T19:07:11Z
dc.date.available 2021-02-25T19:07:11Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1811
dc.description.abstract O uso de dispositivos tecnológicos como ferramenta didático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem nos levam a refletir sobre as transformações que estão acontecendo na educação, assim como o surgimento de novas tecnologias em nosso cotidiano. O grande desafio encontrado neste estudo foi a dificuldade que parte do corpo docente da Rede Municipal de Ensino de Gaspar possui de incorporar em suas aulas a utilização adequada das tecnologias e mídias digitais como recurso didático-pedagógico, contexto este que foi potencializado devido aos impactos da pandemia do novo Coronavírus (COVID19). O presente estudo visou através de uma pesquisa ação, confirmar ou refutar a hipótese inicial de que uma parte considerável dos professores da Rede Municipal de Ensino de Gaspar não utilizava tecnologias e mídias digitais em sua prática docente. Hipóteses complementares, apontaram também que parte destes docentes não receberam formação adequada sobre TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) em suas graduações. Partindo desta direção, iniciou-se levantamento de dados na unidade E.E.B. Zenaide Schmitt Costa com objetivo de determinar quais fatores foram responsáveis pela falta de interesse de parte dos professores na utilização de tecnologias e mídias digitais em sala de aula. Após a obtenção dos dados, que foram analisados na forma qualitativa, foi aplicada uma intervenção prática no sentido de fomentar a utilização das tecnologias na prática docente através de capacitações a cerca de como inserir metodologias ativas em sala de aula, utilizando a Plataforma Google For Education. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Tecnologias educacionais pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.title A utilização das tecnologias e mídias digitais em sala de aula e seus paradigmas na rede municipal de ensino de Gaspar pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Pesquisa e Prática Pedagógica pt_BR
local.institution.campus gas pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta