Resumo:
O uso de dispositivos tecnológicos como ferramenta didático-pedagógica no processo de
ensino-aprendizagem nos levam a refletir sobre as transformações que estão
acontecendo na educação, assim como o surgimento de novas tecnologias em nosso
cotidiano. O grande desafio encontrado neste estudo foi a dificuldade que parte do corpo
docente da Rede Municipal de Ensino de Gaspar possui de incorporar em suas aulas a
utilização adequada das tecnologias e mídias digitais como recurso didático-pedagógico,
contexto este que foi potencializado devido aos impactos da pandemia do novo
Coronavírus (COVID19). O presente estudo visou através de uma pesquisa ação,
confirmar ou refutar a hipótese inicial de que uma parte considerável dos professores da
Rede Municipal de Ensino de Gaspar não utilizava tecnologias e mídias digitais em sua
prática docente. Hipóteses complementares, apontaram também que parte destes
docentes não receberam formação adequada sobre TICs (Tecnologias da Informação e
Comunicação) em suas graduações. Partindo desta direção, iniciou-se levantamento de
dados na unidade E.E.B. Zenaide Schmitt Costa com objetivo de determinar quais fatores
foram responsáveis pela falta de interesse de parte dos professores na utilização de
tecnologias e mídias digitais em sala de aula. Após a obtenção dos dados, que foram
analisados na forma qualitativa, foi aplicada uma intervenção prática no sentido de
fomentar a utilização das tecnologias na prática docente através de capacitações a cerca
de como inserir metodologias ativas em sala de aula, utilizando a Plataforma Google For
Education.