Repositório Institucional

A pedagogia histórico-crítica e jogos empresariais

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Mezadri, Fernando
dc.contributor.author Ávila, Dione Ferreira de
dc.date.accessioned 2021-02-25T19:13:51Z
dc.date.available 2021-02-25T19:13:51Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1812
dc.description.abstract A didática da Pedagogia Histórico-Crítica proposta por Gasparin (2005) se constitui numa metodologia pedagógica para enfrentar os desafios do processo de ensino e aprendizagem. Este estudo buscou aplicar a metodologia por meio da utilização de um jogo empresarial entre os estudantes do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFSC com vista a estimular as competências gerenciais. Sabe-se que os jogos empresariais possuem relevância no desenvolvimento de competências gerenciais, pois permite a aprendizagem num ambiente análogo à realidade organizacional. O estudo, compreendido como uma pesquisa qualitativa e exploratória, enquadra-se também nos procedimentos de uma pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada com treze indivíduos que fazem parte de uma amostra retirada de um universo de vinte e dois estudantes integrantes da 5ª fase do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFSC, câmpus Gaspar, na unidade curricular jogos de empresas. Os resultados permitiram observar uma maneira da Pedagogia Histórico-Crítica – através de cinco etapas: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final - contribuir no processo de ensino e aprendizagem, direcionando para a construção da autonomia do sujeito e para a mediação desse processo pelo professor, de maneira planejada e organizada, permitindo a avaliação e revisão das suas práticas pedagógicas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Pedagogia histórico-crítica pt_BR
dc.subject Jogos empresariais pt_BR
dc.subject Curso superior de tecnologia em processos gerenciais pt_BR
dc.title A pedagogia histórico-crítica e jogos empresariais pt_BR
dc.title.alternative as etapas de uma intervenção didática junto a estudantes de um curso superior de tecnologia em processos gerenciais pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Pesquisa e Prática Pedagógica pt_BR
local.institution.campus gas pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta