Resumo:
A didática da Pedagogia Histórico-Crítica proposta por Gasparin (2005) se constitui numa metodologia pedagógica para enfrentar os desafios do processo de ensino e aprendizagem. Este estudo buscou aplicar a metodologia por meio da utilização de um jogo empresarial entre os estudantes do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFSC com vista a estimular as competências gerenciais. Sabe-se que os jogos empresariais possuem relevância no desenvolvimento de competências gerenciais, pois permite a aprendizagem num ambiente análogo à realidade organizacional. O estudo, compreendido como uma pesquisa qualitativa e exploratória, enquadra-se também nos procedimentos de uma pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada com treze indivíduos que fazem parte de uma amostra retirada de um universo de vinte e dois estudantes integrantes da 5ª fase do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFSC, câmpus Gaspar, na unidade curricular jogos de empresas. Os resultados permitiram observar uma maneira da Pedagogia Histórico-Crítica – através de cinco etapas: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final - contribuir no processo de ensino e aprendizagem, direcionando para a construção da autonomia do sujeito e para a mediação desse processo pelo professor, de maneira planejada e organizada, permitindo a avaliação e revisão das suas práticas pedagógicas.