O consumo de drogas pelos jovens vem crescendo significativamente nos últimos anos, principalmente no ambiente escolar. Busca-se com a presente pesquisa uma reflexão acerca do papel da escola para com alunos em situação de dependência química, analisando como estes são tratados por professores, direção e demais membros da unidade escolar, visto que na maioria das vezes a escola é sua única fonte de dignidade e mantenedora de sua cidadania. É certo que a legislação presente busca meios de prevenção ao uso das drogas. É comum vermos em escolas palestras informativas quanto ao uso e consumo de drogas, suas reações e consequências. Porém há de se pensar nos alunos que já experimentaram, já usaram, ou que são usuários. Pensar em como a escola os recebe, como é o seu convívio com os demais e como se dá seu processo de ensino aprendizagem. A partir dos relatos de caso apresentados abaixo, percebe-se que a dependência da droga ocorreu em meninos, negros, moradores de área periférica, carentes e com famílias desestruturadas. Trajetórias vivenciadas mostram que os jovens quando entram no mundo das drogas, muitas vezes, estão tentando uma fuga ou um momento de paz. Por receio, vergonha, constrangimento ou até mesmo medo de uma punição acabam se distanciando dos demais. Tornam-se diferentes dos colegas de classe, são vistos como mais um caso perdido, perdem assim a esperança de uma vida melhor e acabam evadindo-se da escola regular. Alguns após várias reprovações buscam uma nova oportunidade na EJA, está também acaba por frustrá-los, fazendo-os abandonarem de vez os estudos.
Drug use by young people has grown significantly in recent years, especially in the school environment. This research seeks to reflect on the role of the school for students in situations of chemical dependency, analyzing how they are treated by teachers, management and other members of the school unit, since, in most cases, the school is their only source of dignity and what maintain their citizenship. It is true that the present legislation seeks ways to prevent the use of drugs. It is common to see informative lectures in schools about the use and consumption of drugs, their reactions and consequences. However, we must think of students who have already tried, used, or are drug users. To think about how the school receives them, how they live with others and how their teaching-learning process takes place. From the cases reports presented below, it is clear that drug addiction occurred in African American boys, residents of peripheral areas, poor ones and from unstructured families. Experienced trajectories show that when young people enter the world of drugs, they are often trying to escape or have a moment of peace. Out of fear, shame, embarrassment or even fear of punishment they end up distancing themselves from the others. They become different from their classmates, they are seen as another hopeless case, they lose hope for a better life and they end up evading regular school. Some of them, after several failures, seek a new opportunity in EJA, which also ends up frustrating them, making them to abandon their studies for good.