Neste trabalho analisam-se estratégias de ensino de Matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista apresentadas em produções científicas publicadas nos anos de 2015 a 2020. Para tanto, por meio de uma abordagem qualitativa, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo, com coleta de dados em artigos publicados no Portal de Periódicos da Capes nos últimos cinco anos. Os resultados apontam que os alunos com TEA, assim como todos os indivíduos, têm capacidade de aprender, independente das suas especificidades, e que, com ambientes estruturados e previsíveis, com situações reais de aprendizagem, estes alunos podem participar da apropriação dos conceitos matemáticos e tornarem-se participantes ativos no processo de ensino e aprendizagem. Com materiais concretos, digitais, metodologias e recursos didáticos adequados, apoio mediador dos professores da Educação Especial e professor regente, pode-se, de fato, incluir, não apenas no espaço físico da escola, mas também no que diz respeito à promoção do seu aprendizado matemático por meio de um currículo acessível.
In this Paper, mathematical teaching schemes for students with Autism Spectrum Disorder presented in scientific outputs published in the years 2015 to 2020 are analyzed. For that purpose, through a qualitative approach, a bibliographic research, of a descriptive character, was carried out with data collection in articles published in the Capes Journal Portal in the last five years. Results show that students with ASD, as well as all individuals, have the ability to learn, irrespectively of their specificities, and, with structured and predictable ambiances, with real learning situations, these students can participate in the appropriation of mathematical concepts and become active participants in the teaching and learning process. With concrete, digital materials, methodologies and adequate didactic resources, mediating support from Special Education teachers and conducting teacher, we can, indeed, be included, not only in the physical space of the school, but also about the viability of their mathematical learning through an accessible curriculum.