Resumo:
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. No entanto, para que esse desenvolvimento ocorra é importante utilizar atividades lúdicas e dinâmicas no processo de ensino e aprendizagem das crianças, reconhecendo as características e singularidades que as constituem. Neste sentido, este trabalho analisou a utilização de jogos pedagógicos como ferramenta de ensino para os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio da análise de artigos científicos disponíveis no Portal de Periódicos da Capes e no Google Acadêmico. Os resultados obtidos ressaltam a importância da utilização dos jogos pedagógicos como atividades lúdicas capazes de estimular o desenvolvimento das habilidades de comunicação e interação social dentro e fora da escola nas crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Descrição:
SANTOS, Mariquiel dos. Jogos pedagógicos como ferramenta de ensino para alunos com TEA na educação infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Diversidade) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Canoinhas, 2020.