Repositório Institucional

PRÁTICAS COM O SCRATCH NO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Eli Lopes da
dc.contributor.author Becker, Helena Viana Fraga
dc.date.accessioned 2021-03-13T01:17:19Z
dc.date.available 2021-03-13T01:17:19Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1849
dc.description.abstract Essa pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de uma estagiária de Licenciatura em Informática e seus estudantes do 5º ano sobre o processo de construção de um jogo com a ferramenta Scratch. A metodologia consistiu em duas etapas: a primeira apresenta o relato com a percepção de uma estagiária de Licenciatura em Informática e a segunda apresenta os dados obtidos a partir de um grupo focal com 10 estudantes que participaram da elaboração de um jogo com a ferramenta Scratch. Os resultados mostram que para os alunos os pontos de maior dificuldade foram no manejo de uma ferramenta nova e o pouco conhecimento sobre os recursos do próprio Scratch. Por outro lado, facilidade estava na construção do roteiro do jogo e nos recursos de adicionar personagens, sons e pano de fundo no Scratch. Para a estagiária, a construção de um roteiro antes de iniciar a construção do jogo em si facilitou o desenvolvimento dos jogos, e como dificuldade aponta para o pouco tempo planejado para mediação da construção dos jogos. Conclui-se que o desenvolvimento de propostas de ensino de programação para criação de jogos é um desafio para os professores e alunos, pois envolve o engajamento de ambos nessa construção. Além disso, requer conhecimentos incomuns nos currículos escolares tradicionais, como lógica de programação e o domínio de uma ferramenta para criação de jogos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Processo de desenvolvimento pt_BR
dc.subject Jogo pt_BR
dc.subject Programação com Scratch pt_BR
dc.title PRÁTICAS COM O SCRATCH NO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Tecnologias para Educação Profissional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta