dc.contributor.advisor |
Silva, Eli Lopes da |
|
dc.contributor.author |
Becker, Helena Viana Fraga |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-13T01:17:19Z |
|
dc.date.available |
2021-03-13T01:17:19Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1849 |
|
dc.description.abstract |
Essa pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de uma estagiária de Licenciatura em Informática e seus estudantes do 5º ano sobre o processo de construção de um jogo com a ferramenta Scratch. A metodologia consistiu em duas etapas: a primeira apresenta o relato com a percepção de uma estagiária de Licenciatura em Informática e a segunda apresenta os dados obtidos a partir de um grupo focal com 10 estudantes que participaram da elaboração de um jogo com a ferramenta Scratch. Os resultados mostram que para os alunos os pontos de maior dificuldade foram no manejo de uma ferramenta nova e o pouco conhecimento sobre os recursos do próprio Scratch. Por outro lado, facilidade estava na construção do roteiro do jogo e nos recursos de adicionar personagens, sons e pano de fundo no Scratch. Para a estagiária, a construção de um roteiro antes de iniciar a construção do jogo em si facilitou o desenvolvimento dos jogos, e como dificuldade aponta para o pouco tempo planejado para mediação da construção dos jogos. Conclui-se que o desenvolvimento de propostas de ensino de programação para criação de jogos é um desafio para os professores e alunos, pois envolve o engajamento de ambos nessa construção. Além disso, requer conhecimentos incomuns nos currículos escolares tradicionais, como lógica de programação e o domínio de uma ferramenta para criação de jogos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de desenvolvimento |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo |
pt_BR |
dc.subject |
Programação com Scratch |
pt_BR |
dc.title |
PRÁTICAS COM O SCRATCH NO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Tecnologias para Educação Profissional |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |