Resumo:
Essa pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de uma estagiária de Licenciatura em Informática e seus estudantes do 5º ano sobre o processo de construção de um jogo com a ferramenta Scratch. A metodologia consistiu em duas etapas: a primeira apresenta o relato com a percepção de uma estagiária de Licenciatura em Informática e a segunda apresenta os dados obtidos a partir de um grupo focal com 10 estudantes que participaram da elaboração de um jogo com a ferramenta Scratch. Os resultados mostram que para os alunos os pontos de maior dificuldade foram no manejo de uma ferramenta nova e o pouco conhecimento sobre os recursos do próprio Scratch. Por outro lado, facilidade estava na construção do roteiro do jogo e nos recursos de adicionar personagens, sons e pano de fundo no Scratch. Para a estagiária, a construção de um roteiro antes de iniciar a construção do jogo em si facilitou o desenvolvimento dos jogos, e como dificuldade aponta para o pouco tempo planejado para mediação da construção dos jogos. Conclui-se que o desenvolvimento de propostas de ensino de programação para criação de jogos é um desafio para os professores e alunos, pois envolve o engajamento de ambos nessa construção. Além disso, requer conhecimentos incomuns nos currículos escolares tradicionais, como lógica de programação e o domínio de uma ferramenta para criação de jogos.