Repositório Institucional

INCIDÊNCIA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EDUCACIONAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Leite, Fabiana Calçada de Lamare
dc.contributor.author Graeff, Ademar
dc.contributor.author Foschera, Jaqueline Ana
dc.date.accessioned 2021-03-13T01:26:20Z
dc.date.available 2021-03-13T01:26:20Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1850
dc.description.abstract O Livro Didático (LD) tem se afirmado como uma das ferramentas didáticopedagógicas mais presente em sala de aula para uso dos professores, tornando-se base do processo ensino-aprendizagem de muitas disciplinas escolares, entre elas a Geografia. Atualmente as tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano escolar e, os LD, têm papel muito importante no estabelecimento de conexões entre alunos, professores e recursos tecnológicos. Este trabalho teve como objetivo analisar a incidência de recursos tecnológicos educacionais nos LDs de Geografia dos Anos Finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo Edital do PNLD 2020. Para atingir o objetivo, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental. Foram levantados dados e analisadas quatro coleções de LDs, buscando identificar a presença de cinco tipos de recursos tecnológicos educacionais: Objetos Educacionais Digitais; indicações de vídeos, documentários, filmes e podcast; sugestão de sites; atividades de pesquisa com uso de internet; e atividades com uso multimídia. A análise permitiu identificar que os recursos mais incidentes são indicações de vídeos, documentários, filmes e podcast e sugestões de sites, seguidos por atividades de pesquisa com uso de internet, atividades com uso multimídia e Objetos Educacionais Digitais. A ausência quase que total de Objetos Educacionais Digitais é um dos desafios a ser superado frente ao massivo uso de tecnologias pelos alunos. Uma análise mais aprofundada das coleções pode contribuir para uma melhor compreensão de como as tecnologias estão inseridas nos LDs, e como a Geografia pode fazer o uso da mesma para potencializar o processo de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Livro Didático (LD) pt_BR
dc.subject Recursos tecnológicos educacionais pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.title INCIDÊNCIA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EDUCACIONAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Tecnologias para Educação Profissional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta