Resumo:
O Livro Didático (LD) tem se afirmado como uma das ferramentas didáticopedagógicas
mais presente em sala de aula para uso dos professores, tornando-se
base do processo ensino-aprendizagem de muitas disciplinas escolares, entre elas a
Geografia. Atualmente as tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano
escolar e, os LD, têm papel muito importante no estabelecimento de conexões entre
alunos, professores e recursos tecnológicos. Este trabalho teve como objetivo analisar
a incidência de recursos tecnológicos educacionais nos LDs de Geografia dos Anos
Finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo Edital do PNLD 2020. Para atingir o
objetivo, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental. Foram levantados dados e
analisadas quatro coleções de LDs, buscando identificar a presença de cinco tipos de
recursos tecnológicos educacionais: Objetos Educacionais Digitais; indicações de
vídeos, documentários, filmes e podcast; sugestão de sites; atividades de pesquisa
com uso de internet; e atividades com uso multimídia. A análise permitiu identificar
que os recursos mais incidentes são indicações de vídeos, documentários, filmes e
podcast e sugestões de sites, seguidos por atividades de pesquisa com uso de
internet, atividades com uso multimídia e Objetos Educacionais Digitais. A ausência
quase que total de Objetos Educacionais Digitais é um dos desafios a ser superado
frente ao massivo uso de tecnologias pelos alunos. Uma análise mais aprofundada
das coleções pode contribuir para uma melhor compreensão de como as tecnologias
estão inseridas nos LDs, e como a Geografia pode fazer o uso da mesma para
potencializar o processo de ensino-aprendizagem.