Resumo:
O presente artigo tem por objetivo principal desenvolver uma proposta
que permita testar e discutir o uso de recursos digitais, enquanto solução de
capacitação, para o uso de um Aplicativo de Agenda Digital Escolar. Na função de
Analista de Suporte, colaborando com os projetos de capacitação de novos
usuários, a autora do presente artigo pode observar de perto quais as dificuldades
apresentadas nos processos iniciais de capacitação e uso do Aplicativo. Afim de
testes, foi desenvolvida uma primeira proposta, apoiada em "Vídeos Tutoriais", que
após ser testada, foi descartada, pois mostrou-se frágil em relação ao
aproveitamento do aprendiz. A partir dessa experiência, foi possível desenvolver
uma segunda proposta, que partiu de um modelo de "Trilhas de Aprendizagem",
desenvolvido com foco no aprendiz, visando suprir as lacunas da primeira proposta,
sugerindo uma solução na qual o sujeito possa trilhar seu próprio desenvolvimento,
criando condições de testar seu rendimento e que desenvolva relações com o seu
cotidiano.