Resumo:
A Khan Academy é uma plataforma de ensino de conteúdos diversos, inclusive na área das ciências e tem se popularizado nos últimos anos. O presente artigo tem como objetivo investigar qual a eficácia do uso de videoaulas da Khan Academy em revisões de conteúdo em turmas de sexto ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do estado de Santa Catarina. Para isso, após os alunos de duas turmas de sexto ano – grupo teste e grupo controle - haverem participado de aulas expositivas e dialogadas sobre o conteúdo Reino Monera, e realizado a recuperação de conteúdo por meio da revisão da prova, aplicou-se no grupo teste a videoaula bactérias, elaborada pela Khan Academy. Como forma de validar este estudo foram analisados alguns indicadores, que incluíam, entre outros, o aperfeiçoamento das notas dos estudantes e as questões que tiveram evolução no número de acertos. Também foi realizado um teste de aceitabilidade com os estudantes, a respeito da videoaula. Ao final do trabalho, concluiu-se que a videoaula apesar de não se mostrar eficaz, tem boa aceitabilidade dos estudantes e pode ser usado como material didático complementar.