Resumo:
Assim como no setor privado, a exigência por serviços públicos de qualidade reflete a necessidade de aperfeiçoamento constante dos agentes públicos para atender as demandas da sociedade. Considerando o público alvo de capacitação de profissionais, o método a ser empregado deve envolver uma abordagem educacional incorporando os conceitos da andragogia. Para tanto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibiliza cursos de aperfeiçoamento profissional aos servidores, sendo que os cursos a distância são atualmente a principal forma de capacitação. Desse modo, o presente trabalho buscou realizar uma descrição de cursos obrigatórios para servidores que atuam ou desejem atuar como gestores da instituição, ofertados pela Escola Virtual do INSS. Foram descritos e analisados sete cursos e comparados com 10 princípios gerais e básicos para o planejamento e elaboração de cursos a distância: Boas estruturas; Objetivos claros; Unidades pequenas; Participação planejada; Integridade; Repetição; Síntese; Simulação e variedade; Modularidade; e, Feedback e avaliação. As principais fragilidades encontradas nos cursos virtuais analisados, estão relacionadas com a falta de interação entre os participantes dos cursos em que não há tutoria, poucas situações de integralidade entre os materiais disponibilizados pelos cursos, prejudicada especialmente pela pouca variação no formato dos recursos disponibilizados pelos cursos, e feedbacks que não esclarecem detalhadamente se os critérios de avaliação estabelecidos foram atingidos. Diante da escassez de estudos que avaliam cursos na modalidade de educação a distância voltadas para os servidores públicos, outros estudos são necessários para reflexão e desenvolvimento da capacitação desses trabalhadores.