dc.contributor.advisor |
Kaneoya, Francisca Maria Mami |
|
dc.contributor.author |
Quadros, Daiane Cantoni de |
|
dc.contributor.author |
Bebber, Eliane Maria Calegari |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-13T12:06:03Z |
|
dc.date.available |
2021-03-13T12:06:03Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1876 |
|
dc.description.abstract |
Neste referido trabalho, abordaremos a importância da gamificação como instrumento pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Realizou-se uma pesquisa com os docentes de nível técnico da cidade de Xanxerê- SC, com o objetivo de investigar se estes docentes utilizam a gamificação em suas aulas. O trabalho conta com pesquisa bibliográfica para sobre processo de ensino e aprendizagem, papel do professor, tecnologia e gamificação, também conta com uma pesquisa e análise quantitativa e qualitativa dos resultados coletados com a aplicação do questionário. Pode-se perceber uma constante evolução na inserção de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, sendo que a gamificação também está conquistando seu espaço neste processo. O docente tem consciência que precisa estar capacitado para utilizar a gamificação com o seu aluno em sala de aula, visto que este é um nativo digital. As instituições também estão buscando capacitar seus docentes, buscando assim atender as necessidades dos alunos da Educação Profissional. A tecnologia certamente será uma aliada do docente na sala de aula, saber utilizá-la de maneira eficiente é o grande desafio para os docentes neste momento. A gamificação também é uma ferramenta muito importante, a sua inserção no processo produzirá resultados eficientes para o processo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Gamificação |
pt_BR |
dc.title |
USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO DE XANXERÊ/SC |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Tecnologias para Educação Profissional |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |