Resumo:
Neste referido trabalho, abordaremos a importância da gamificação como instrumento pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Realizou-se uma pesquisa com os docentes de nível técnico da cidade de Xanxerê- SC, com o objetivo de investigar se estes docentes utilizam a gamificação em suas aulas. O trabalho conta com pesquisa bibliográfica para sobre processo de ensino e aprendizagem, papel do professor, tecnologia e gamificação, também conta com uma pesquisa e análise quantitativa e qualitativa dos resultados coletados com a aplicação do questionário. Pode-se perceber uma constante evolução na inserção de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, sendo que a gamificação também está conquistando seu espaço neste processo. O docente tem consciência que precisa estar capacitado para utilizar a gamificação com o seu aluno em sala de aula, visto que este é um nativo digital. As instituições também estão buscando capacitar seus docentes, buscando assim atender as necessidades dos alunos da Educação Profissional. A tecnologia certamente será uma aliada do docente na sala de aula, saber utilizá-la de maneira eficiente é o grande desafio para os docentes neste momento. A gamificação também é uma ferramenta muito importante, a sua inserção no processo produzirá resultados eficientes para o processo.