Repositório Institucional

O LETRAMENTO DIGITAL E O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Minuzi, Nathalie Assunção
dc.contributor.author Vaghetti, Daisy Winicki
dc.contributor.author Santos, Renato Cristopher
dc.date.accessioned 2021-03-13T12:10:32Z
dc.date.available 2021-03-13T12:10:32Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1877
dc.description.abstract A pesquisa tem por objetivo identificar quais conhecimentos os educandos do 4° ano do ensino fundamental do Colégio Municipal Maria Luisa de Melo, no município de São José (SC), possuem sobre as tecnologias digitais. Esse estudo baseou-se em uma estratégia de pesquisa, de caráter exploratório, que utilizou como método o estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados um procedimento descritivo-analítico e um questionário fechado de múltipla escolha. A nova geração tecnológica possui demasiada preocupação com as ferramentas digitais relativas à diversão, porém, não dão a devida atenção a tarefas relacionadas à informática e à computação básica, como redigir um trabalho e conhecer atalhos e funções básicas do teclado do computador. Considera-se que os educandos possuem algum grau de letramento digital, muito elevado referente ao domínio de tecnologias como celular, aplicativos, redes sociais jogos, séries e vídeos, mas, foi constatado que os estudantes não dominam as habilidades relativas a digitar e imprimir um texto, o que impossibilita que eles possuam um alto grau de letramento digital. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Tecnologias pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Letramento digital pt_BR
dc.title O LETRAMENTO DIGITAL E O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA pt_BR
dc.title.alternative UM DESAFIO PARA A AUTONOMIA DIGITAL pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Tecnologias para Educação Profissional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta