Resumo:
A pesquisa tem por objetivo identificar quais conhecimentos os
educandos do 4° ano do ensino fundamental do Colégio Municipal Maria Luisa de
Melo, no município de São José (SC), possuem sobre as tecnologias digitais. Esse
estudo baseou-se em uma estratégia de pesquisa, de caráter exploratório, que utilizou
como método o estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados um
procedimento descritivo-analítico e um questionário fechado de múltipla escolha. A
nova geração tecnológica possui demasiada preocupação com as ferramentas digitais
relativas à diversão, porém, não dão a devida atenção a tarefas relacionadas à
informática e à computação básica, como redigir um trabalho e conhecer atalhos e
funções básicas do teclado do computador. Considera-se que os educandos possuem
algum grau de letramento digital, muito elevado referente ao domínio de tecnologias
como celular, aplicativos, redes sociais jogos, séries e vídeos, mas, foi constatado que
os estudantes não dominam as habilidades relativas a digitar e imprimir um texto, o
que impossibilita que eles possuam um alto grau de letramento digital.