Repositório Institucional

GAMIFICAÇÃO NO AMBIENTE EDUCACIONAL

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dc.contributor.advisor Bem, Vinicius Dal
dc.contributor.author Lucca, Daniela de
dc.contributor.author Costa, Joarez Virgilio da
dc.date.accessioned 2021-03-13T12:15:01Z
dc.date.available 2021-03-13T12:15:01Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1878
dc.description.abstract Pensar em ferramentas e práticas que possam desenvolver nos estudantes o prazer pelo processo de aprendizado é um desafio enfrentado pela maior parte dos ambientes educacionais. Para isso este trabalho buscou, por meio de pesquisas bibliográficas, conceituar e esclarecer o uso da gamificação no processo de ensino e aprendizagem e propor um plano de aula com elementos de gamificação para orientar professores na experimentação e utilização desta técnica. Com a pesquisa realizada, pode-se observar que a gamificação está sendo inserida no ambiente educacional com diferentes finalidades, dentre elas o aprimoramento de habilidades, desenvolvimento da capacidade de enfrentar desafios, maximização do aprendizado, mudança de comportamento, socialização dos estudantes e resolução de problemas, e grande destaque é dado à sua influência sobre o envolvimento dos estudantes. A gamificação é citada como uma ferramenta que possibilita engajar os estudantes, pois utiliza características lúdicas e elementos de jogos que já fazem parte do cotidiano da maioria deles. Para que a interação entre a gamificação e a educação seja efetiva é preciso considerar requisitos importantes como a ressignificação do sistema de notas e de feedback , a utilização de linguagem e espaço físico adequado, além de uma nova tratativa para o erro, também deve-se levar em consideração o contexto de aplicação, conteúdos, características dos estudantes, sem esquecer de que todo o processo deve ser divertido, pois só assim se pode alcançar os objetivos esperados. Observou-se que o professor tem papel fundamental, pois parte dele o pensar na gamificação como estratégia e em toda a particularidade do processo, buscando garantir sempre a efetividade da aprendizagem. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Práticas Pedagógicas pt_BR
dc.title GAMIFICAÇÃO NO AMBIENTE EDUCACIONAL pt_BR
dc.title.alternative UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Tecnologias para Educação Profissional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


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