Resumo:
O objetivo geral deste artigo é compreender a metodologia do curso de Especialização lato sensu em Tecnologias para Educação Profissional – TEDPRO e a efetividade de sua prática de ensino, bem como, especificamente, realizar pesquisa de satisfação com os alunos do curso; identificar as dificuldades e sugestões de melhoria para turmas futuras e por fim, confrontar a expectativa do curso com a impressão pessoal de cada aluno ao término do mesmo. O estudo surgiu do interesse em compreender a metodologia utilizada pelo sistema EaD do curso como método de ligação entre os conteúdos e finalidade do ensino; identificando as dificuldades apontadas pelos alunos diante da proposta do curso e sua prática efetiva. Esta é uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quantitativa com interpretação sobre o tema “Efetividade do curso TEDPRO”. Por meio de questionário on-line aos alunos matriculados no curso do ano de 2018 e 2019, foram obtidos opiniões de 64 discentes. As considerações apontam que a pesquisa permitiu alcançar uma visão real sobre os principais elementos que envolvem a modalidade de ensino a distância. Também é possível afirmar que os fatores propostos e analisados na pesquisa não esgotam todas as contribuições levantadas pela literatura utilizada no embasamento, carecendo uma continuidade na pesquisa, a fim de ampliar e fortalecer a confiança acerca dos estudos sobre o assunto.