Repositório Institucional

OBJETOS DE APRENDIZAGEM ENQUANTO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS DAS CIÊNCIAS EXATAS JUNTO AOS GRADUANDOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (BAIXA VISÃO) NA UFSC

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor BEVILACQUA, Tatiane
dc.contributor.author SOUZA, Kainara F
dc.date.accessioned 2021-03-14T02:09:18Z
dc.date.available 2021-03-14T02:09:18Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1910
dc.description.abstract O presente trabalho se compõe enquanto um estudo de caso que objetiva propor tecnologias estudadas no curso de especialização em Tecnologias para a Educação Profissional do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) a partir da identificação dos desafios encontrados no processo educacional de dois graduandos com deficiência visual acompanhados pela Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e regularmente matriculados em disciplinas de matemática e física. A pesquisa das áreas da Ciências Humanas sobre os Estudos da Deficiência servirá de base teórica para compreender os conceitos referente à deficiência e políticas de inclusão/ações afirmativas. Enquanto proposta metodológica, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada. Tem uma abordagem qualitativa, caráter exploratório, caracterizando-se como um estudo de caso, uma vez que a proposição de uso das tecnologias leva em consideração um número reduzido de alunos entrevistados. Por fim, investigar os Objetos de Aprendizagem, como Geogebra e PHET, apontou que o uso dessas tecnologias pode ser utilizado também por pessoas com deficiência visual, atrelado aos softwares de tecnologias assistivas e novas pesquisas, a fim de superar barreiras para a acessibilidade e a ausência de experimentos científicos para tal público. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ensino da Matemática pt_BR
dc.subject PHET pt_BR
dc.subject Geogebra pt_BR
dc.subject Educação Superior pt_BR
dc.subject Acessibilidade pt_BR
dc.title OBJETOS DE APRENDIZAGEM ENQUANTO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS DAS CIÊNCIAS EXATAS JUNTO AOS GRADUANDOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (BAIXA VISÃO) NA UFSC pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Tecnologias para Educação Profissional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta