Repositório Institucional

PROFESSORES E RECURSOS TECNOLÓGICOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Pereira, Graciane Regina
dc.contributor.author Oliveira, Rúbia Paola
dc.date.accessioned 2021-03-29T13:07:03Z
dc.date.available 2021-03-29T13:07:03Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1949
dc.description.abstract Este trabalho teve como objetivo principal identificar a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem por professores em uma escola pública no município de Itajaí (SC). Configura-se em uma pesquisa bibliográfica qualitativa e estudo de caso, com a aplicação de um questionário com questões relacionadas à utilização dos recursos tecnológicos no ambiente escolar. Os resultados obtidos demonstram que 100% dos professores utilizam algum tipo de recurso tecnológico em sala de aula, as vantagens destacadas foram: melhoria na dinâmica em sala de aula, participação mais ativa do aluno, e oportunidade de ampliar os conhecimentos. Entre as dificuldades, observou-se que a maioria (60%) dos sujeitos da pesquisa informou que a escola não investe em formação continuada para atualização em novas tecnologias que serão inseridas no contexto escolar. Apesar das dificuldades nota-se que os professores continuam buscando se atualizar à medida que as tecnologias surgem, porém, ainda falta muito apoio por parte do Estado, o qual mantém as Escolas de Ensino Médio em Santa Catarina. Conclui-se dessa forma que o uso dos recursos tecnológicos na educação pode ser uma ferramenta muito significativa, tanto para alunos quanto para professores, mudando determinados conceitos de ensino-aprendizagem e propiciando a construção conjunta de conhecimento professor/aluno. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Recursos tecnológicos educacionais pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Escola Pública pt_BR
dc.title PROFESSORES E RECURSOS TECNOLÓGICOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA pt_BR
dc.title.alternative um estudo de caso pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Tecnologias para Educação Profissional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta