Repositório Institucional

OS ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA DE PESSOAS COM DIVERSIDADE FUNCIONAL

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Zildo Nunes
dc.date.accessioned 2021-03-29T15:42:37Z
dc.date.available 2021-03-29T15:42:37Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1960
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo geral compreender como os Ecossistemas Comunicativos (EC) podem contribuir como ferramenta pedagógica na inclusão da Pessoa com Diversidade Funcional (PDF) e traz como objetivos específicos: a) identificar os ecossistemas comunicativos na área da inclusão e b) possibilitar a cidadania da pessoa com diversidade funcional. Tem-se como entendimento que os ecossistemas comunicativos partem de uma prática educomunicativa, capaz de desenvolver formas eficientes e democráticas de comunicação que contemplem a diversidade e assim eles podem ser considerados ferramentas pedagógicas na inclusão de PDF. A partir de uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa, procurou-se coletar informação sobre o tema proposto. O aporte teórico conversa com pesquisadores da área da comunicação, da sociologia e da educação inclusiva. Conclui-se que o papel da educomunicação - e de seus ecossistemas - visa facilitar o dialogo social, articulando-se com o uso das tecnologias da informação para a educação, reconfigura ainda mais projetos educativos de ensino que incluem a diversidade. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ecossistemas Comunicativos pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Pessoa com Diversidade Funcional pt_BR
dc.subject Ferramenta Pedagógica pt_BR
dc.title OS ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA DE PESSOAS COM DIVERSIDADE FUNCIONAL pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Tecnologias para Educação Profissional pt_BR
local.institution.campus cerfead pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta