dc.contributor.author |
Barbosa, Zildo Nunes |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-29T15:42:37Z |
|
dc.date.available |
2021-03-29T15:42:37Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1960 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo geral compreender como os Ecossistemas
Comunicativos (EC) podem contribuir como ferramenta pedagógica na inclusão da
Pessoa com Diversidade Funcional (PDF) e traz como objetivos específicos: a)
identificar os ecossistemas comunicativos na área da inclusão e b) possibilitar a
cidadania da pessoa com diversidade funcional. Tem-se como entendimento que os
ecossistemas comunicativos partem de uma prática educomunicativa, capaz de
desenvolver formas eficientes e democráticas de comunicação que contemplem a
diversidade e assim eles podem ser considerados ferramentas pedagógicas na inclusão
de PDF. A partir de uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa, procurou-se
coletar informação sobre o tema proposto. O aporte teórico conversa com pesquisadores
da área da comunicação, da sociologia e da educação inclusiva. Conclui-se que o papel
da educomunicação - e de seus ecossistemas - visa facilitar o dialogo social,
articulando-se com o uso das tecnologias da informação para a educação, reconfigura
ainda mais projetos educativos de ensino que incluem a diversidade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Ecossistemas Comunicativos |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoa com Diversidade Funcional |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramenta Pedagógica |
pt_BR |
dc.title |
OS ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA DE PESSOAS COM DIVERSIDADE FUNCIONAL |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Tecnologias para Educação Profissional |
pt_BR |
local.institution.campus |
cerfead |
pt_BR |