O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal demonstrar a
importância da confecção de materiais didáticos por discentes bilíngues em Libras ou
acessíveis. Relato a experiência da concepção, criação ...
O presente artigo tem como objetivo central analisar de que modo a ludicidade pode contribuir no processo de desenvolvimento de linguagem de crianças surdas em espaços educacionais de educação infantil. Para isso, realizamos ...
O presente artigo tem como objetivo central refletir acerca da afetividade relacionada ao desenvolvimento infantil, no contexto da pandemia em virtude da Covid-19. Com isso, busca sugerir elementos que possam contribuir ...
Esta pesquisa está relacionada aos estudos que tratam da alfabetização e letramento de pessoas surdas e tem como objetivo geral conhecer as experiências de adultos surdos durante a sua trajetória escolar no que se refere ...
Este trabalho trata do estudo no contexto das Intervenções Assistidas por Animais - IAAs, na utilização de cães como mediadores para o desenvolvimento da linguagem de uma criança surda. É sabido no que refere ao processo ...
O lúdico faz parte do universo infantil. Pela necessidade intrínseca do brincar, a criança pode enfrentar os obstáculos, crescer e se desenvolver, de maneira a atingir suas expectativas enquanto sujeito descobridor do ...
O artigo apresenta um estudo de como os surdos utilizam o aplicativo
Telegram, e como as tecnologias digitais contribuem para o desenvolvimento da língua
de sinais desses sujeitos. A pesquisa feita de forma quali-quantitativa ...
Este artigo foi elaborado com o intuito de apontar à luz dos documentos, Educação bilíngue
para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial, e o Decreto nº
5.626/05 e o Relatório sobre a Política ...
Este trabalho de conclusão de curso investigou quais as barreiras existentes no processo de ensino e aprendizagem de segunda língua (L2) para alunos surdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental que impedem o sucesso ...
O presente trabalho contribui com pesquisas relacionadas à vinculação do contexto familiar e a aquisição da Língua Brasileira de Sinais por crianças surdas desde os seus primeiros anos de vida. Nesse sentido, teve como ...
Esta pesquisa objetiva analisar a importância do material didático bilíngue para o desenvolvimento de discentes surdos no contexto do ensino regular. Fruto da experiência referente à prática pedagógica exercida como Auxiliar ...
Este trabalho tem como objetivo analisar as orientações da Base Nacional Comum Curricular acerca do processo de alfabetização e suas implicações na educação das crianças surdas, além de apresentar as especificidades ...
Este trabalho apresenta como objetivo geral analisar, comparativamente, os documentos intitulados Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva (BRASIL, 2008) e Política de Educação Especial: equitativa, ...
O artigo possui como objetivo geral a quantificação e a análise da construção de brinquedos e jogos pedagógicos no processo de alfabetização numa perspectiva inclusiva e bilíngue (Libras-Português). Para tanto, desenvolveu-se ...
O presente artigo tem como objetivo investigar os possíveis impactos do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças com o diagnóstico durante o processo de alfabetização das crianças no Ensino ...
O livro didático é considerado uma ferramenta de apoio importante ao trabalho do professor em sala de aula. É dever editorial e principalmente da equipe de coordenação do Ministério da Educação aprovar coleções que venham ...
Este trabalho de natureza qualitativa, tem como objetivo geral investigar quais as possíveis contribuições das Intervenções Assistidas por Cães no desenvolvimento das habilidades de interações sociais de crianças com ...
O presente artigo teve como intuito realizar um levantamento bibliográfico para investigar as influências da afetividade no ensino-aprendizagem e seu impacto no desenvolvimento cognitivo da criança na educação infantil. ...
A relação homem/animal existe desde os tempos mais remotos, adquirindo com o passar dos tempos mais espaço nas relações humanas, desta forma, o cão passou a integrar a maioria dos lares contemporâneos atuando não apenas ...
O objetivo principal deste trabalho foi o de analisar as contribuições das, dos pedagogos bilíngues na formação de crianças surdas. Realizou-se entrevistas e questionários de caráter qualitativo junto a pesquisadoras/docentes ...