Descrição:
Referências Bibliográficas:
AGUIAR, Paula Alves de. Leituras de alfabetizandos da EJA: práticas de letramento em construção. Florianópolis: UFSC, 2009.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BASTOS, Sílvia Aparecida. A leitura e a escrita em pleno Brasil Colonial. São Paulo: Brasiliense, 1982.
BELLEI, Sérgio Luiz Prado. O livro, a literatura e o computador. São Paulo: EDUC, 2002.
BRANDÃO, Helena H. Nagamine e MICHELETTI, Guaraciaba. Teoria e prática da leitura. In: Coletânea de textos didáticos. Componente curricular Leitura e elaboração de textos. Curso de Pedagogia em Serviço. Campina Grande: UEPB, 2002.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado, 1997.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Documento Base. Brasília, 2007ª.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e ortografia. Educar em Revista, n. 20, Curitiba: Editora UFPR, 2002.
CARDOSO, Miguel Esteves. A causa das coisas. Lisboa: Assírio & Alvim, 1986.
CAVAJAL PÉREZ, F.; RAMOS GARCÍA, J. Ensinar ou aprender a ler e a escrever? Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2001
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio Século XXI: O minidicionário da Língua Portuguesa. 5 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 50 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
GODENY, Juliana; PEREIRA, Liliane; SAITO, Cláudia L. N. Por que ensinar a partir da Teoria dos Gêneros Textuais.
Disponível em: <http://www.faccar.com.br/eventos/desletras/hist/2005_g/2005/textos/019.html>. Acesso em: 30 abr. 2010.
GONÇALVES, Lilia Aparecida Costa. A leitura e as novas formas de ler: um breve histórico. Rio de Janeiro: Unigranrio, 2010.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor. Campinas: Pontes, 1989.
KLEIMAN, A. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas: São Paulo, 2004.
KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1998.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A leitura rarefeita: Livro e literatura no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1991.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Ângela P. Dionísio. Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Compreensão textual com trabalho criativo. Pernambuco: Universidade Federal de Pernambuco, 2011.
MICHAELIS. Michaelis: dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2009.
PONTECORVO, C. As práticas de alfabetização escolar: ainda é válido o falar bem para escrever bem. In: FERREIRO, E. et al. Relações de (in)dependência entre oralidade e escrita. Porto Alegre: Artmed, 2003.
QUIOSSA, Amanda Sangy. Leitura e escrita: procesos que permeiam a história ensinada. Juiz de Fora: UFJF, 2009.
RAIMUNDO, Ana Paula Peres. A mediação na formação do leitor. In: CELLI – COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá. Anais... Maringá, 2009, p. 107-117.
RAMOS, Elenita Eliete de Lima; BREZINSKI, Maria Alice Sens. Legislação Educacional. Florianópolis: IFSC, 2014.
RANGEL, Eliane de Fátima Manenti. Estratégicas de leitura e gêneros textuais na formação do leitor crítico. Santa Maria: UNIFRA, 2012.
SOBRINO, Javier Garcia. A criança e o livro: a aventura de ler. Porto: Porto Editora, 2000.
SOUZA FILHO, Marinho Celestino de; CUNHA, Geremias Dourado da. Breve história da leitura e da escrita. Paraná: CEULJI/ULBRA, 2009.
WOOD JUNIOR, Thomaz. Analfabetismo Funcional. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/revista/758/analfabetismo-funcional-6202.html> Acesso em: 16 jul 2013.
ZILBERMAN, Regina. A leitura no Brasil: sua história e suas instituições. 2012
Disponível em:
< http://www.unicamp.br/iel/memoria/projetos/ensaios/ensaio32.html> Acesso em: 30 jan 2014.
ZWIEREWICZ, Marlene. Projetos de Pesquisa e Intervenção I. Florianópolis: Instituto Federal de Santa Catarina -IFSC, 2014.