dc.contributor.advisor |
Daniel, Rosabel Bertolin |
|
dc.contributor.author |
Souza, Andressa Costa de Matos de |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-24T22:22:58Z |
|
dc.date.available |
2021-06-24T22:22:58Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2141 |
|
dc.description |
Disponível na versão on-line |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O uso do livro didático nas escolas brasileiras, de modo geral, ainda acontece de forma tradicional. Nas aulas de Ciências a realidade não é diferente, apesar das várias abordagens sugeridas pelos livros da área. Assim, este trabalho tem como objetivo identificar a percepção dos alunos e professores sobre a utilização do livro didático nas aulas de Ciências, bem como contribuir para um ensino de qualidade, no qual os alunos se sintam motivados e os professores tenham mais autonomia e segurança para desenvolver atividades em sala de aula. Para isso, foram considerados pontos relevantes, a abordagem do material didático, a dinâmica das aulas e a contextualização do conteúdo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com os alunos do 9º ano e professores de Ciências da EEB Profª Maria Garcia Pessi em Araranguá/SC. Os resultados mostram que os alunos gostam das aulas de ciências e consideram importante para sua vida, entretanto destacam a necessidade de aulas práticas sugeridas no livro didático de Ciências, pois as aulas ficariam mais dinâmicas e interativas proporcionando um ensino de qualidade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de Ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Reflexão sobre a utilização do livro didático de ciências: olhar dos docentes e dos discentes |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Educação Científica e Tecnológica |
pt_BR |
local.institution.campus |
Araranguá |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
pt_BR |