Repositório Institucional

Reflexão sobre a utilização do livro didático de ciências: olhar dos docentes e dos discentes

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Daniel, Rosabel Bertolin
dc.contributor.author Souza, Andressa Costa de Matos de
dc.date.accessioned 2021-06-24T22:22:58Z
dc.date.available 2021-06-24T22:22:58Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2141
dc.description Disponível na versão on-line pt_BR
dc.description.abstract O uso do livro didático nas escolas brasileiras, de modo geral, ainda acontece de forma tradicional. Nas aulas de Ciências a realidade não é diferente, apesar das várias abordagens sugeridas pelos livros da área. Assim, este trabalho tem como objetivo identificar a percepção dos alunos e professores sobre a utilização do livro didático nas aulas de Ciências, bem como contribuir para um ensino de qualidade, no qual os alunos se sintam motivados e os professores tenham mais autonomia e segurança para desenvolver atividades em sala de aula. Para isso, foram considerados pontos relevantes, a abordagem do material didático, a dinâmica das aulas e a contextualização do conteúdo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com os alunos do 9º ano e professores de Ciências da EEB Profª Maria Garcia Pessi em Araranguá/SC. Os resultados mostram que os alunos gostam das aulas de ciências e consideram importante para sua vida, entretanto destacam a necessidade de aulas práticas sugeridas no livro didático de Ciências, pois as aulas ficariam mais dinâmicas e interativas proporcionando um ensino de qualidade. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Livro didático de Ciências pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Alunos pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title Reflexão sobre a utilização do livro didático de ciências: olhar dos docentes e dos discentes pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Educação Científica e Tecnológica pt_BR
local.institution.campus Araranguá pt_BR
local.institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta