Resumo:
O uso do livro didático nas escolas brasileiras, de modo geral, ainda acontece de forma tradicional. Nas aulas de Ciências a realidade não é diferente, apesar das várias abordagens sugeridas pelos livros da área. Assim, este trabalho tem como objetivo identificar a percepção dos alunos e professores sobre a utilização do livro didático nas aulas de Ciências, bem como contribuir para um ensino de qualidade, no qual os alunos se sintam motivados e os professores tenham mais autonomia e segurança para desenvolver atividades em sala de aula. Para isso, foram considerados pontos relevantes, a abordagem do material didático, a dinâmica das aulas e a contextualização do conteúdo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com os alunos do 9º ano e professores de Ciências da EEB Profª Maria Garcia Pessi em Araranguá/SC. Os resultados mostram que os alunos gostam das aulas de ciências e consideram importante para sua vida, entretanto destacam a necessidade de aulas práticas sugeridas no livro didático de Ciências, pois as aulas ficariam mais dinâmicas e interativas proporcionando um ensino de qualidade.