Resumo:
O presente artigo aborda uma Autobiografia de uma Mulher Negra e o Papel da Educação na sua Trajetória, advém de uma educadora nascida no município de Canoinhas Santa Catarina (SC). Ao refletir que somos sujeitos diversos em nossas singularidades, mas com direitos igualitários de viver com dignidade busca, por meio da metodologia de narrativa história de vida, problematizar o percurso da autora das ruas até a formação como educadora. De maneira a delimitar o tema o trabalho tem como Objetivo Geral: problematizar o papel da Educação Pública na trajetória de vida de uma educadora negra a partir da autobiografia; e como Objetivos Específicos: 1) analisar o papel da Educação Pública na construção da Cidadania das Mulheres Negras no Brasil, 2) identificar nuances das expressões de preconceitos nas instituições educacionais a partir de autobiografia de uma Educadora Negra. Nesta perspectiva consideramos como pertinente o aprofundamento das teorias correspondentes às abordagens formação, memória e narrativa autobiográfica. Serão apresentados os conceitos centrais que orientam a pesquisa. São eles: Autobiografia, Cidadania, Diversidade e Mulheres Negras no Brasil. Para o delineamento desses conceitos, foram realizadas revisões bibliográficas, considerando a literatura acadêmica atinente ao tema.
Descrição:
BONFIM, Maria Lúcia Pereira. Maria das ruas à cidadania: autobiografia de uma mulher negra e o papel da educação na sua trajetória. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Diversidade) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Canoinhas, 2021.