Repositório Institucional

Bocha adaptada como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Delwing, Andrea Becker
dc.contributor.author Santos, Rafaela dos
dc.date.accessioned 2021-07-05T12:23:25Z
dc.date.available 2021-07-05T12:23:25Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2149
dc.description.abstract Considerando as dificuldades em diferenciar inclusão e integração, esta última que se refere apenas à freqüência do aluno deficiente, se faz presente em grande parte das aulas de educação física, deixando de participar efetivamente das atividades propostas. Desmotivados pela inadequação do ambiente escolar, fez-se necessário uma reflexão acerca de ações facilitadoras do processo de inclusão. O objeto de pesquisa do presente estudo trata-se de verificar a aplicabilidade da atividade bocha adaptada como instrumento pedagógico para a inclusão de um aluno com paralisia cerebral nas aulas de Educação Física (EF) escolar, a partir da percepção do aluno, inserido na turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola pública de Blumenau-SC. Participaram da pesquisa 13 alunos, um deles com deficiência motora. Após a apresentação da atividade bocha adaptada pelo aluno deficiente e a prática desta, envolvendo todo o grupo de alunos foi oportunizado o relato sobre a atividade e um questionário ao aluno deficiente sobre sua participação nesta atividade. O resultado relatado pelos alunos sem deficiência foi positivo, pontuando a importância de conhecer a realidade de um aluno deficiente e da aplicação real de uma modalidade adaptada. Por sua vez, o aluno em questão sentiu-se incluído por meio da atividade em que ele trazia um conhecimento prévio e é adaptada para o deficiente, ao contrário das outras atividades sem planejamento ou adaptações. Conclui-se que é possível utilizar a atividade adaptada como estratégia de inclusão nas aulas de educação física desde que haja uma adequação estrutural para a prática, considerando materiais, espaço, acessibilidade e conhecimento prévio da modalidade por parte do docente. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Bocha Adaptada pt_BR
dc.subject Ferramenta Pedagógica pt_BR
dc.title Bocha adaptada como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física pt_BR
dc.title.alternative percepção sobre a inclusão de um aluno com paralisia cerebral. pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Curso de Pós-Graduação em Pesquisa e Prática Pedagógica pt_BR
local.institution.campus Gaspar pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR
local.contributor.coadvisor Honorato, Anderson da Silva


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta