dc.contributor.advisor |
Delwing, Andrea Becker |
|
dc.contributor.author |
Santos, Rafaela dos |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-05T12:23:25Z |
|
dc.date.available |
2021-07-05T12:23:25Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2149 |
|
dc.description.abstract |
Considerando as dificuldades em diferenciar inclusão e integração, esta última que se refere apenas à freqüência do aluno deficiente, se faz presente em grande parte das aulas de educação física, deixando de participar efetivamente das atividades propostas. Desmotivados pela inadequação do ambiente escolar, fez-se necessário uma reflexão acerca de ações facilitadoras do processo de inclusão. O objeto de pesquisa do presente estudo trata-se de verificar a aplicabilidade da atividade bocha adaptada como instrumento pedagógico para a inclusão de um aluno com paralisia cerebral nas aulas de Educação Física (EF) escolar, a partir da percepção do aluno, inserido na turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola pública de Blumenau-SC. Participaram da
pesquisa 13 alunos, um deles com deficiência motora. Após a apresentação da
atividade bocha adaptada pelo aluno deficiente e a prática desta, envolvendo todo o grupo de alunos foi oportunizado o relato sobre a atividade e um questionário ao aluno deficiente sobre sua participação nesta atividade. O resultado relatado pelos alunos sem deficiência foi positivo, pontuando a importância de conhecer a realidade de um aluno deficiente e da aplicação real de uma modalidade adaptada. Por sua vez, o aluno em questão sentiu-se incluído por meio da atividade em que ele trazia um conhecimento prévio e é adaptada para o deficiente, ao contrário das outras atividades sem planejamento ou adaptações. Conclui-se que é possível utilizar a atividade adaptada como estratégia de inclusão nas aulas de educação física desde que haja uma adequação estrutural para a prática, considerando materiais, espaço, acessibilidade e conhecimento prévio da modalidade por parte do docente. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Bocha Adaptada |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramenta Pedagógica |
pt_BR |
dc.title |
Bocha adaptada como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física |
pt_BR |
dc.title.alternative |
percepção sobre a inclusão de um aluno com paralisia cerebral. |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso de Pós-Graduação em Pesquisa e Prática Pedagógica |
pt_BR |
local.institution.campus |
Gaspar |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
local.contributor.coadvisor |
Honorato, Anderson da Silva |
|