Resumo:
O acompanhamento pedagógico é uma atividade de suma importância. Evidenciando tal premissa o presente artigo trata do estudo realizado com docentes da escola SENAI de Guaramirim (SC). Ao propô-lo, procura-se identificar resultados obtidos a partir do acompanhamento pedagógico docente durante aulas remotas. A análise realizada pautou-se em dados obtidos através de uma pesquisa de campo de natureza aplicada, que objetivou: a) investigar resultados dos métodos de acompanhamento pedagógico ofertado; b) identificar se as formas de promover a formação continuada para o uso de tecnologias educacionais nas aulas remotas foram efetivas, e c) compreender como foi promovida a qualificação das práticas pedagógicas docentes neste período. Dentre os principais resultados destaca-se a) os docentes afirmam que a orientação pedagógica é importante e necessária e qualifica as aulas; b) a formação para adaptação de conteúdos e a interação entre equipe pedagógica e docentes, além de apresentar dificuldades encontradas com a falta de presencialidade física, se tornou barreira aos docentes no desenvolvimento de prática pedagógica durantes as aulas remotas; c) de acordo com a pesquisa, ainda existem possibilidades a serem desenvolvidas em relação ao acompanhamento pedagógico, que melhorar as práticas docentes nas aulas remotas, principalmente no que diz respeito ao acompanhamento pedagógico direcionado ao aluno, pois a maior dificuldade encontrada pelo docente no período remoto foi a manutenção da interação e acompanhamento do aluno remotamente.