Resumo:
O ano de 2020 ficará marcado na história mundial devido à pandemia do Covid 19. O uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização com álcool em gel foram adotados como medidas essenciais de prevenção. Como reflexo dos riscos de contaminação pelo vírus, inúmeras atividades profissionais migraram para o sistema home office. A área da educação está entre as que sofreram maior transformação. Estudantes de todos os níveis educacionais, deixaram de ter encontros em sala de aula e passaram a ser orientados de maneira remota – sem encontros presenciais. Neste estudo, analisamos o uso das tecnologias digitais e a cibercultura, por alunos do quarto ano do ensino fundamental e o acompanhamento das famílias para a realização das atividades escolares durante o período de pandemia. Com a intenção de descobrir como é o acesso à internet e o uso de equipamentos tecnológicos, verificamos que os estudantes, na faixa etária dos dez anos, são dotados de uma natural facilidade para o manuseio de equipamentos eletrônicos. Através de uma pesquisa com as famílias, ficou verificou-se que o uso de ferramentas digitais aumentou durante a pandemia, que a grande maioria dos estudantes possui dispositivos móveis, acesso à internet. Por outro lado, foi confirmado que nenhum aplicativo ou pesquisa on-line substituiu a presença do professor.