Repositório Institucional

Análise das obras de arte selecionadas para os livros didáticos de História

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Soligo, Ana Katia
dc.date.accessioned 2021-07-18T14:38:05Z
dc.date.available 2021-07-18T14:38:05Z
dc.date.issued 2021-07-18
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2177
dc.description.abstract O objetivo deste artigo é refletir e problematizar o uso das reproduções de obras de arte (pinturas) nos livros didáticos de História do Ensino Médio, investigando o modo como essas representações estão distribuídas nos livros didáticos e respectivas finalidades pedagógicas. A pesquisa apresenta caráter qualitativo e documental, visto que o objeto deste estudo são as imagens artísticas e sua contribuição como material pedagógico. Como fundamentação metodológica utilizou-se a obra Testemunha Ocular, de Burke (2004) e como proposta metodológica de leitura de imagens, o método iconológico de Panofski (1991). Os dados levantados apontam para o uso de reproduções das obras de arte (pinturas) em livros didáticos de História com função ilustrativa em grande parte das imagens analisadas. pt_BR
dc.subject Ensino de História. Livro Didático. Reprodução de obra de arte. pt_BR
dc.title Análise das obras de arte selecionadas para os livros didáticos de História pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização lato senso em concepções multidisciplinares de leitura pt_BR
local.institution.campus Xanxerê pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR
local.contributor.coadvisor Hillesheim, Giovana Bianca Darolt


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta