dc.contributor.author |
Soligo, Ana Katia |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-18T14:38:05Z |
|
dc.date.available |
2021-07-18T14:38:05Z |
|
dc.date.issued |
2021-07-18 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2177 |
|
dc.description.abstract |
O objetivo deste artigo é refletir e problematizar o uso das reproduções de obras de arte (pinturas) nos livros didáticos de História do Ensino Médio, investigando o modo como essas representações estão distribuídas nos livros didáticos e respectivas finalidades
pedagógicas. A pesquisa apresenta caráter qualitativo e documental, visto que o objeto
deste estudo são as imagens artísticas e sua contribuição como material pedagógico.
Como fundamentação metodológica utilizou-se a obra Testemunha Ocular, de Burke
(2004) e como proposta metodológica de leitura de imagens, o método iconológico de
Panofski (1991). Os dados levantados apontam para o uso de reproduções das obras de
arte (pinturas) em livros didáticos de História com função ilustrativa em grande parte das
imagens analisadas. |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História. Livro Didático. Reprodução de obra de arte. |
pt_BR |
dc.title |
Análise das obras de arte selecionadas para os livros didáticos de História |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização lato senso em concepções multidisciplinares de leitura |
pt_BR |
local.institution.campus |
Xanxerê |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
local.contributor.coadvisor |
Hillesheim, Giovana Bianca Darolt |
|