Resumo:
Algumas escolas priorizam o livro didático, mesmo diante do crescimento da cultura digital e da pluralidade de linguagens, dentre elas a arte contemporânea de Samuel d’Saboia. Neste sentido, formula-se como objetivo deste estudo: analisar algumas práticas envolvidas, diante da complexidade da leitura digital. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura de cunho exploratório, onde os dados foram coletados por meio da pesquisa bibliográfica e analisados, segundo a abordagem qualitativa. A partir dela, observou-se a necessidade das escolas e dos professores abrirem-se para as possibilidades propiciadas pela cultura digital, sobretudo no tocante à leitura de novas linguagens, dentre elas as desenvolvidas nas redes sociais. Neste contexto, as conceituações de leitura e do ato de ler podem ser revistas, passando da mera decodificação de códigos para a compreensão real do mundo do leitor, que por sua vez deixa de ser passivo para tornar-se ator principal da leitura e transformador da realidade social. Diante deste cenário, a arte contemporânea, representada por Samuel d’Saboia mostra-se participante da cultura digital e enfatiza a possibilidade da pluralidade de linguagens. Ademais, suas obras, embora traduzam a atual situação do negro (afro-presentismo), contrapõe-se ao imediatismo do aqui-agora reflexivo (preocupação com o futuro) defendido pelos conceitos de hipermodernidade.