Resumo:
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa, fruto da especialização em educação profissional integrada à educação básica na modalidade EJA do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC. Teve como objetivo verificar na percepção dos alunos, se às metodologias adotadas na EJA são motivadoras a continuação de seus estudos. Como objetivos específicos além de traçar um o perfil desses estudantes, buscou-se, na literatura, através de pesquisa bibliográfica pesquisas e experiências relacionadas a metodologias de ensino e aprendizagem na EJA. A ideia central foi a criação de um espaço de reflexão, onde pudéssemos além de buscar boas práticas, se utilizar delas para proporcionar melhorias no processo de ensino aprendizagem de jovens e adultos. Da mesma forma utilizar mais a percepção das vivências dos alunos, utilizando-se destas no cotidiano escolar. Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória de análise qualitativa, realizada na Unidade Descentralizada de Porto União na Escola João Fernando Sobral, sendo a amostra representada por 20 alunos das turmas Sobral I e II do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos. Os dados e a discussão dos resultados demonstram satisfação e motivação por parte dos alunos referente as metodologias adotadas.