Resumo:
O artigo retrata a organização Bombeiros Voluntários, sob um olhar
crítico com perspectivas no dilema da construção identitária destas organizações
sociais imiscuídas na inspiração militar. Como um projeto de ensino de bombeiros
voluntários pode ser pensado e executado sem o protótipo militar? O objetivo geral é
compreender como o ensino pode promover o entendimento crítico da realidade
social e profissional de bombeiros voluntários com intuito libertário onde conceitos
de disciplinaridade, típicos das doutrinas militares não sejam fatores determinantes,
afastando-se do tipo ideal do bombeiro militarizado. Nos objetivos específicos
procuramos demonstrar como se organizam os serviços de bombeiros em Santa
Catarina, além de observar como o ensino pode ser crítico em relação ao modelo de
inspiração militar. A metodologia utilizada, epistemologia social baseada em uma
pesquisa-ação participante, qualitativa, bibliográfica e documental. Conclui-se que o
modelo estatal de Bombeiro é o militar e têm fundamentos históricos, inclusive na
legislação, diferentemente as associações voluntárias de bombeiros que são
entidades civis do terceiro setor tendem a manter um perfil militar, assim o ensino
poderia contribuir com a descaracterização do isomorfismo.