Repositório Institucional

O MUNDO DO TRABALHO E AS IMPLICAÇÕES NO ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO DE ESTUDANTES COM INGRESSO TARDIO NO ENSINO SUPERIOR

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Spessatto, Marizete Bortolanza
dc.contributor.author MORAES, NIDIA DE JESUS
dc.date.accessioned 2021-09-08T12:56:36Z
dc.date.available 2021-09-08T12:56:36Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2277
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo discutir o acesso, permanência e êxito dos estudantes com ingresso tardio no Ensino Superior, e procurou conhecer as interferências do mundo do trabalho e do ambiente universitário nesses processos. Buscou, por intermédio da realização de um estudo de caso instrumental feito na Universidade Federal de Santa Catarina com estudantes com idade a partir de 40 anos e com cadastro socioeconômico, elucidar o fenômeno do ingresso tardio, situação que se repete também em outras instituições de ensino, em diferentes níveis e modalidades. Esta pesquisa se caracterizou como qualitativa, pois teve a intenção de conhecer o perfil desses alunos e investigar o conceito de educação e de trabalho na visão de mundo desses, assim como esclarecer as dificuldades vivenciadas no cotidiano das instituições que afetam a permanência e o êxito. Foi também uma pesquisa de natureza aplicada, por visar à geração de um conhecimento com aplicabilidade imediata, por intermédio de um Produto Educacional; e foi básica na medida em que pretendeu despertar o interesse da comunidade acadêmica para essa temática. Sua justificativa se deve à existência de poucos trabalhos direcionados ao estudante com ingresso tardio e pela necessidade de compreensão das várias realidades presentes nas instituições de ensino. A análise dos dados permitiu concluir que o mundo do trabalho tem interferência no ingresso tardio, acesso, êxito e permanência desses sujeitos. Para a permanência no ambiente universitário, eles enfrentam dificuldades de ordem socioeconômica e pedagógica, ocasionadas por aspectos sociais impregnados em nossa sociedade, como preconceito social, étnico, racial e etário, agravados por um sentimento de invisibilidade dentro da instituição. Conclui-se que existe a necessidade de ações objetivas que auxiliem esses discentes durante seus percursos formativos. Como instrumento de intervenção, foi elaborado um Produto Educacional, concretizado em um material informativo intitulado Estudante com ingresso tardio: estratégias para permanência e êxito nos cursos de formação profissional de nível técnico e superior. O objetivo é torná-los visíveis às instituições, apresentando aos profissionais da educação, sejam professores, técnicos ou gestores, as características desses sujeitos, suas dificuldades e necessidades educacionais, além de sugerir estratégias metodológicas para atendimento, a fim de que possam não apenas retornar à educação formal, mas concluir com êxito essa caminhada. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Trabalho pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Permanência pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Produto Educacional pt_BR
dc.title O MUNDO DO TRABALHO E AS IMPLICAÇÕES NO ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO DE ESTUDANTES COM INGRESSO TARDIO NO ENSINO SUPERIOR pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM REDE NACIONAL (PROFEPT) pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta