Resumo:
Este trabalho tem por objetivo discutir o acesso, permanência e êxito dos estudantes com
ingresso tardio no Ensino Superior, e procurou conhecer as interferências do mundo do
trabalho e do ambiente universitário nesses processos. Buscou, por intermédio da realização
de um estudo de caso instrumental feito na Universidade Federal de Santa Catarina com
estudantes com idade a partir de 40 anos e com cadastro socioeconômico, elucidar o
fenômeno do ingresso tardio, situação que se repete também em outras instituições de ensino,
em diferentes níveis e modalidades. Esta pesquisa se caracterizou como qualitativa, pois teve
a intenção de conhecer o perfil desses alunos e investigar o conceito de educação e de
trabalho na visão de mundo desses, assim como esclarecer as dificuldades vivenciadas no
cotidiano das instituições que afetam a permanência e o êxito. Foi também uma pesquisa de
natureza aplicada, por visar à geração de um conhecimento com aplicabilidade imediata, por
intermédio de um Produto Educacional; e foi básica na medida em que pretendeu despertar o
interesse da comunidade acadêmica para essa temática. Sua justificativa se deve à existência
de poucos trabalhos direcionados ao estudante com ingresso tardio e pela necessidade de
compreensão das várias realidades presentes nas instituições de ensino. A análise dos dados
permitiu concluir que o mundo do trabalho tem interferência no ingresso tardio, acesso, êxito
e permanência desses sujeitos. Para a permanência no ambiente universitário, eles enfrentam
dificuldades de ordem socioeconômica e pedagógica, ocasionadas por aspectos sociais
impregnados em nossa sociedade, como preconceito social, étnico, racial e etário, agravados
por um sentimento de invisibilidade dentro da instituição. Conclui-se que existe a necessidade
de ações objetivas que auxiliem esses discentes durante seus percursos formativos. Como
instrumento de intervenção, foi elaborado um Produto Educacional, concretizado em um
material informativo intitulado Estudante com ingresso tardio: estratégias para permanência
e êxito nos cursos de formação profissional de nível técnico e superior. O objetivo é torná-los
visíveis às instituições, apresentando aos profissionais da educação, sejam professores,
técnicos ou gestores, as características desses sujeitos, suas dificuldades e necessidades
educacionais, além de sugerir estratégias metodológicas para atendimento, a fim de que
possam não apenas retornar à educação formal, mas concluir com êxito essa caminhada.