Resumo:
As pessoas jovens, adultas e idosas com deficiência intelectual moderada que frequentam as instituições de Educação Especial muitas vezes são desacreditadas, consideradas incapazes de aprender, tratadas como infantis. Este trabalho investigou estratégias de aprendizagens utilizadas pelos professores sobre Educação Financeira na Educação Especial: uma prática voltada à cidadania com ênfase no sistema monetário, objetiva o desenvolvimento dos alunos, seu progresso e superações em um processo de inclusão no ambiente educacional e social. A pesquisa teve como instrumento de coleta de dados, questionário aplicado aos professores através de formulário Google Forms4 referentes às práticas pedagógicas que estes profissionais utilizam no ensino básico da matemática financeira, nas turmas de Serviço de Atendimento Específico (SAE), do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAESP) de Ponte Serrada – SC, buscando reconhecer estratégias e práticas sociais com resultados positivos no processo educacional bem como a sistematização do fazer pedagógico na instituição. Através da pesquisa é possível perceber que a escola está cumprindo com os objetivos propostos, porém faz-se necessário o apoio da família, para que a aprendizagem referente ao sistema monetário como prática social continue apresentando resultados positivos em prol das pessoas com deficiência intelectual e se ampliem para as relações sociais, na
família e na comunidade.