Resumo:
Cada dia mais a inclusão social em sala de aula é um tema pertinente em vários
âmbitos da sociedade. Investe-se na adaptação do meio, bem como no treinamento
de professores para que possam ser mais capacitados para atuar na inclusão dos
alunos com deficiência. Este trabalho utilizou a impressão que os segundos
professores têm das condições de acomodação hoje na sala de aula disponíveis para
aluno com deficiência e segundo professor. Através de respostas dadas a um
questionário com perguntas descritivas, buscou-se desenvolver um projeto de uma
carteira escolar para acomodar aluno e segundo professor, observando os fatores
ergonômicos envolvidos. Foram coletadas informações junto aos segundos
professores de Jaraguá do Sul e estas informações foram utilizadas para, através de
um método de Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP), chegar à concepção
de um projeto de uma carteira para acomodar aluno e segundo professor de maneira
ergonômica. Alguns fatores foram determinantes para se chegar ao resultado do
trabalho, como por exemplo a posição do segundo professor em relação ao aluno e
localização do aluno em sala. Os fatores ergonômicos relacionados ao esforço
muscular realizado durante o período em sala pelo segundo professor e pelo aluno
também foram de grande valia e foram buscados através de pesquisa bibliográfica.
Assim foi possível apresentar como resultado a concepção de um projeto de uma
carteira para acomodar aluno e segundo professor, contendo regulagens de altura e
largura e podendo os acomodar de maneira ergonômica ambos, melhorando as
condições de inclusão do aluno com deficiência.