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PROCESSO DE INGRESSO DO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM SEGURANÇA DO TRABALHO NO CAMPUS FLORIANÓPOLIS DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA (IFSC)

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dc.contributor.advisor Valer, Salete
dc.contributor.author FERREIRA, DAIANA DA ROSA
dc.date.accessioned 2021-11-22T19:54:07Z
dc.date.available 2021-11-22T19:54:07Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2375
dc.description.abstract Junto à implementação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica houve a criação e a expansão dos Institutos Federais pela lei 11.892/2008, sendo que um dos seus objetivos consiste no desenvolvimento dos Estados brasileiros pela ampliação dos números de matrículas e de cursos ofertados. Esta pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) teve como objetivo investigar os procedimentos que envolvem o processo de ingresso dos estudantes do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho no Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Florianópolis. De natureza aplicada, com procedimento de cunho qualitativo, selecionou-se como modalidade principal o estudo de caso e como modalidades secundárias a pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Os sujeitos da pesquisa são estudantes ingressantes do segundo semestre de 2020, estudantes evadidos nos anos de 2018 e 2019 e alguns gestores de ensino vinculados ao respectivo curso. As variáveis de pesquisa se organizam em três grupos: perfil dos estudantes ingressantes, perfil dos estudantes evadidos do curso e quatro variáveis internas: a concepção dos sujeitos sobre o processo de ingresso, o acesso às informações, o uso das tecnologias da informação e comunicação e as perspectivas dos sujeitos acerca das questões pedagógicas, teóricas e práticas. Os instrumentos utilizados para a sistematização dos dados foram o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos institucionais. Os dados das variáveis externas foram descritos em base percentual e qualitativamente e os dados das variáveis internas foram descritos qualitativamente. Os resultados demonstraram que o público que procura o curso em análise tem dificuldade em acessar as informações referentes ao curso antes do ingresso, principalmente as relacionadas às questões pedagógicas teóricas e práticas necessárias à formação do estudante e as especificidades da atuação profissional do egresso, o que contribui com o significativo índice de evasão apresentado pelo curso durante o primeiro semestre por falta de identificação com a área e/ou pelas dificuldades encontradas no processo pedagógico. Com a comprovação do pressuposto da pesquisa, produziu-se três produtos educacionais. A cartilha na modalidade escrita eletrônica denominada Conhecendo o Curso Técnico em Segurança do Trabalho e o vídeo intitulado Informações Sobre o Curso Técnico em Segurança do Trabalho objetivam levar ao público interessado em ingressar nos cursos subsequentes do IFSC informações claras e objetivas sobre aspectos estruturais, pedagógicos, perfil do egresso, entre outros, relacionados ao Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho. Já a cartilha escrita eletrônica Ingresso - Permanência - Sucesso - Progressão no Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho tem por objetivo apresentar aos gestores da EPT e, especialmente, aos profissionais envolvidos no processo de ingresso, ações que podem ser qualificadas na prática da gestão da EPT. A conclusão deste estudo aponta para a necessidade de a instituição qualificar os procedimentos de divulgação das especificidades do curso durante o processo de ingresso para que o candidato realize sua escolha de forma consciente. Aponta- se também a necessidade de ampliação em termos de compreensão e aplicação dos preceitos da pedagogia histórico-crítica para que, após o acesso do estudante à instituição, sejam efetivadas diferentes ações que possibilitem a sua permanência e pleno sucesso de aprendizagem, condição basilar para a sua progressão no mundo do trabalho e nos estudos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject ProfEPT pt_BR
dc.subject Curso técnico subsequente pt_BR
dc.subject Ingresso pt_BR
dc.subject Permanência pt_BR
dc.subject Evasão pt_BR
dc.title PROCESSO DE INGRESSO DO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM SEGURANÇA DO TRABALHO NO CAMPUS FLORIANÓPOLIS DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA (IFSC) pt_BR
dc.title.alternative UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ACESSO - PERMANÊNCIA - SUCESSO-PROGRESSÃO pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM REDE NACIONAL (PROFEPT) pt_BR


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