Resumo:
Junto à implementação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica houve a
criação e a expansão dos Institutos Federais pela lei 11.892/2008, sendo que um dos seus
objetivos consiste no desenvolvimento dos Estados brasileiros pela ampliação dos números de
matrículas e de cursos ofertados. Esta pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em
Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT)
teve como objetivo investigar os procedimentos que envolvem o processo de ingresso dos
estudantes do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho no Instituto Federal de
Santa Catarina, Campus Florianópolis. De natureza aplicada, com procedimento de cunho
qualitativo, selecionou-se como modalidade principal o estudo de caso e como modalidades
secundárias a pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Os sujeitos da
pesquisa são estudantes ingressantes do segundo semestre de 2020, estudantes evadidos nos
anos de 2018 e 2019 e alguns gestores de ensino vinculados ao respectivo curso. As variáveis
de pesquisa se organizam em três grupos: perfil dos estudantes ingressantes, perfil dos
estudantes evadidos do curso e quatro variáveis internas: a concepção dos sujeitos sobre o
processo de ingresso, o acesso às informações, o uso das tecnologias da informação e
comunicação e as perspectivas dos sujeitos acerca das questões pedagógicas, teóricas e práticas.
Os instrumentos utilizados para a sistematização dos dados foram o questionário, a entrevista
semiestruturada e a análise de documentos institucionais. Os dados das variáveis externas foram
descritos em base percentual e qualitativamente e os dados das variáveis internas foram
descritos qualitativamente. Os resultados demonstraram que o público que procura o curso em
análise tem dificuldade em acessar as informações referentes ao curso antes do ingresso,
principalmente as relacionadas às questões pedagógicas teóricas e práticas necessárias à
formação do estudante e as especificidades da atuação profissional do egresso, o que contribui
com o significativo índice de evasão apresentado pelo curso durante o primeiro semestre por
falta de identificação com a área e/ou pelas dificuldades encontradas no processo pedagógico.
Com a comprovação do pressuposto da pesquisa, produziu-se três produtos educacionais. A
cartilha na modalidade escrita eletrônica denominada Conhecendo o Curso Técnico em
Segurança do Trabalho e o vídeo intitulado Informações Sobre o Curso Técnico em Segurança
do Trabalho objetivam levar ao público interessado em ingressar nos cursos subsequentes do
IFSC informações claras e objetivas sobre aspectos estruturais, pedagógicos, perfil do egresso,
entre outros, relacionados ao Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho. Já a
cartilha escrita eletrônica Ingresso - Permanência - Sucesso - Progressão no Curso Técnico
Subsequente em Segurança do Trabalho tem por objetivo apresentar aos gestores da EPT e,
especialmente, aos profissionais envolvidos no processo de ingresso, ações que podem ser
qualificadas na prática da gestão da EPT. A conclusão deste estudo aponta para a necessidade
de a instituição qualificar os procedimentos de divulgação das especificidades do curso durante
o processo de ingresso para que o candidato realize sua escolha de forma consciente. Aponta-
se também a necessidade de ampliação em termos de compreensão e aplicação dos preceitos da
pedagogia histórico-crítica para que, após o acesso do estudante à instituição, sejam efetivadas
diferentes ações que possibilitem a sua permanência e pleno sucesso de aprendizagem, condição
basilar para a sua progressão no mundo do trabalho e nos estudos.