Repositório Institucional

PERCURSO METODOLÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM

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dc.contributor.advisor Allain, Olivier
dc.contributor.author VECCHIO, GISELA DE AMORIM COSTA
dc.date.accessioned 2021-11-22T20:12:47Z
dc.date.available 2021-11-22T20:12:47Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2376
dc.description.abstract Esta dissertação aborda a formação dos servidores públicos, sua capacitação profissional e o autogerenciamento de sua carreira. Para tanto, esta dissertação formulou a seguinte questão-problema: o mapeamento de competências, o fluxo de trabalho e seus processos e o levantamento de necessidades de capacitação auxiliam na construção de trilhas de aprendizagem individualizadas dos servidores do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público de Santa Catarina? Para responder tal questão, descreve-se a elaboração de uma proposta de percurso metodológico para a construção de trilhas de aprendizagem individualizadas, de maneira a auxiliar na formação e no desenvolvimento profissional. A construção de trilhas individualizadas para os servidores participantes é validada posteriormente em instrumento específico. Para alcançar esses objetivos, realiza-se pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, com caráter descritivo e com procedimentos técnicos, por meio de um estudo de caso aplicado no Centro de Estudos. Os resultados apontam que a construção de trilhas de aprendizagem não é estática, está em constante movimento, de modo que se percebe pelo estudo que, embora seja algo relativamente simples saber de suas competências gerais e específicas e o seu dia a dia laboral para definir qual itinerário seguir para sua aprendizagem na instituição, a maioria dos servidores apenas finalizou suas trilhas, ao receberem materializadas em um banner digital, de forma, que reformularam e acrescentaram outras temáticas nesse percurso que consideraram relevantes. Dessa forma, pode-se dizer que a metodologia utilizada na referida pesquisa contribuiu para a capacitação profissional dos servidores participantes do estudo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Capacitação profissional pt_BR
dc.subject Ambiente não formal pt_BR
dc.subject Trilhas de aprendizagem pt_BR
dc.title PERCURSO METODOLÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM pt_BR
dc.title.alternative UMA PROPOSTA EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA CATARINENSE pt_BR
dc.type Dissertation pt_BR
local.institution.discipline MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM REDE NACIONAL (PROFEPT) pt_BR


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