Resumo:
Esta dissertação aborda a formação dos servidores públicos, sua capacitação
profissional e o autogerenciamento de sua carreira. Para tanto, esta dissertação
formulou a seguinte questão-problema: o mapeamento de competências, o fluxo de
trabalho e seus processos e o levantamento de necessidades de capacitação
auxiliam na construção de trilhas de aprendizagem individualizadas dos servidores
do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público de Santa
Catarina? Para responder tal questão, descreve-se a elaboração de uma proposta
de percurso metodológico para a construção de trilhas de aprendizagem
individualizadas, de maneira a auxiliar na formação e no desenvolvimento
profissional. A construção de trilhas individualizadas para os servidores participantes
é validada posteriormente em instrumento específico. Para alcançar esses objetivos,
realiza-se pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, com caráter descritivo e com
procedimentos técnicos, por meio de um estudo de caso aplicado no Centro de
Estudos. Os resultados apontam que a construção de trilhas de aprendizagem não é
estática, está em constante movimento, de modo que se percebe pelo estudo que,
embora seja algo relativamente simples saber de suas competências gerais e
específicas e o seu dia a dia laboral para definir qual itinerário seguir para sua
aprendizagem na instituição, a maioria dos servidores apenas finalizou suas trilhas,
ao receberem materializadas em um banner digital, de forma, que reformularam e
acrescentaram outras temáticas nesse percurso que consideraram relevantes.
Dessa forma, pode-se dizer que a metodologia utilizada na referida pesquisa
contribuiu para a capacitação profissional dos servidores participantes do estudo.