| dc.contributor.advisor | Wollinger, Paulo Roberto | |
| dc.contributor.author | LOMBARDI, PERICLES | |
| dc.date.accessioned | 2021-11-22T20:17:02Z | |
| dc.date.available | 2021-11-22T20:17:02Z | |
| dc.date.issued | 2021 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2377 | |
| dc.description.abstract | 0 presente trabalho e parte integrante do Programa de Mestrado Profissional em Educa9ao (ProfEPT) e trata sobre a identifica9ao do conceito de tecnologia que fundamenta o exercfcio profissional dos docentes que atuam em uma institui9ao que oferece Educa9ao Profissional e Tecnol6gica, dialogando com a concep9ao de tecnologia apresentada por Alvaro Veira Pinto. Utilizou-se do metodo misto (qualitativo e quantitativo) para obten9ao dos dados. Analisou-se os documentos oficiais da institui9ao no intuito de verificar alguma defini9ao do termo em voga; e aplicou-se um questionario com docentes a fim de compreender o conceito de tecnologia balizador de suas praxis. Os resultados apontaram para uma compreensao imprecisa e embara9ada, tanto nos documentos oficias quanta nos docentes participantes. Em seguida, relacionou-se os resultados com o proposto pelo autor mencionado, destacando os maleffcios da desalinhada compreensao acerca da tecnologia. Desenvolve-se um produto educacional, no formato de podcast, com os conceitos mais relevantes que perpassam o tema, inclusive o de tecnologia a luz de Alvaro Vieira Pinto | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
| dc.subject | Tecnica | pt_BR |
| dc.subject | Docência na Educação Profissional | pt_BR |
| dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| dc.title | A TECNOLOGIA ENQUANTO CIENCIA DA TECNICA EM EDUCACAO PROFISSIONAL | pt_BR |
| dc.title.alternative | A CONCEPCAO DE ALVARO VIEIRA PINTO COMO REFERENCIA DO TRABALHO DOCENTE NO IFSC | pt_BR |
| dc.type | Dissertation | pt_BR |
| local.institution.discipline | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM REDE NACIONAL (PROFEPT) | pt_BR |