Resumo:
0 presente trabalho e parte integrante do Programa de Mestrado Profissional em Educa9ao (ProfEPT) e trata sobre a identifica9ao do conceito de tecnologia que fundamenta o exercfcio profissional dos docentes que atuam em uma institui9ao que oferece Educa9ao Profissional e Tecnol6gica, dialogando com a concep9ao de tecnologia apresentada por Alvaro Veira Pinto. Utilizou-se do metodo misto (qualitativo e quantitativo) para obten9ao dos dados. Analisou-se os documentos oficiais da institui9ao no intuito de verificar alguma defini9ao do termo em voga; e aplicou-se um questionario com docentes a fim de compreender o conceito de tecnologia balizador de suas praxis. Os resultados apontaram para uma compreensao imprecisa e embara9ada, tanto nos documentos oficias quanta nos docentes participantes. Em seguida, relacionou-se os resultados com o proposto pelo autor mencionado, destacando os maleffcios da desalinhada compreensao acerca da tecnologia. Desenvolve-se um produto educacional, no formato de
podcast, com os conceitos mais relevantes que perpassam o tema, inclusive o de tecnologia a luz de Alvaro Vieira Pinto